Rua

 

RUA 

Organizada através da parceria entre o espaço Rumos e a Arte Plena Casa Galeria, a exposição RUA faz parte da programação #FargooAnoTodo e contempla uma cartografia de múltiplas vias relacionada aos diversos territórios da RUA, desde seus aspectos históricos e sociais, aquilo vinculado a dinâmicas internas e emocionais, lugar de coalizão e imaginação política. 

Pinturas, esculturas, colagens, grafites e pichações, compõem o cenário dentro e fora da galeria nesta exposição, que possui como uma de suas citações, o pintor e cronista visual Amaury Menezes. A seleção de artistas também conta com os nomes de: André Bragança, Bianca Rezende, Bulacha, Carlos Monaretta, Cássia Nunes, Diogo Rustoff, Dojla, Hortência Moreira, Itty, Kika, Larovski, Mury, Paulo Paiva, Reno, Wilson dos Santos, ZéCèsar e DJ Giras, trazendo a paisagem sonora, enfatizando a orbe musical no contexto urbano.

A brancura do cubo branco, bem como seu papel metafórico no processo de produção de hegemonias e na lógica especulativa do mercado de arte, é aqui friccionada para viabilizar uma ocupação a várias mãos, tensionando o elitismo e as políticas de exclusão que frequentemente marcam o sistema, não só de arte com seus muros e suas divisões. Arte-se, presente no mural que abre a exposição é gesto síntese desses artistas no convite de leitura e percepção do fenômeno cifrado que é a cidade, em suas dinâmicas de disputa e partilha. 

A pichação manifesta uma vontade de saber-poder, revelando o desejo de inscrever-se no espaço urbano de forma visível, esquivando das políticas invizibilizadoras nas suas políticas e gestões. A pichação é o que está entre a imagem e a palavra, criação de rasuras religadoras de sujeito dividido, em uma cidade oferecida em uma prateleira de supermercado. A exposição por tanto, apresenta algumas das reivindicações ao direito à cidade. Ao interferir nos muros,  intencionamos atravessar territórios; fazer barricadas de luta, onde voz se faz presença, riscando outras linhas de força, produzindo borrões nos mapas, fazendo vazão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rumos

MAGIA

Fuga