Obra Textil
A exposição ObraTêxtil explora as interseções entre a arte contemporânea e a tradição têxtil. Essas relações são tecidas nesse mutirão, de forma multidisciplinar, abrangendo tanto a matriz popular quanto a especulações sobre o têxtil em um campo ampliado. Os procedimentos e discursos presentes na exposição se entrelaçam em rede, refletindo o coetâneo.
A exposição suspende essas tecituras no MAC Niterói, entrelaçando questões sociais, políticas e culturais em uma trama complexa. Seu propósito é costurar a memória coletiva, criando uma colcha com as histórias aqui compartilhadas. Essa iniciativa fortalece laços sociais e busca restaurar a esfera da revisão, das dívidas e das reparações.
Assumindo aqui o ofício multipatas, o de tecer uma teia, a exposição se organiza em torno de três núcleos principais: “Tradição e Inovação”, “Arte e Ativismo” e “Afeto e Tecnologia”. Cada seção apresenta obras que exploram temas numerosos e profusos de maneira singular, mas todos os núcleos se confluem em um compromisso com o ethos da experimentação e da dimensão conceitual, em um compromisso coletivo com a experimentação em pontas soltas...
Comentários
Postar um comentário